Seu jeito

Você me perguntou, com certa tristeza e descontentamento, se o personagem principal daquele livro que te dei morre no final. Eu fui pego de surpresa pelo seu olhar. Respondi sim, mas querendo dizer não. Mas, meu bem, o final ficou tão mais bonito assim, tão mais sublime, não achou?. Não gostei, você me disse. E eu fiquei pensando se não haveria um final melhor, sem morte, um final que te fizesse sorrir.

Mas finais são sempre de lágrimas, e não de risos.

Eu queria poder reunir todos os sorrisos do mundo e colocá-los na tua boca, pra te ver sorrir sem cessar, sem sofrer, numa tarde de domingo junto ao mar. Minha menina, tão doce, tão delicada, tão lindo o brilho sincero do teu olhar ao sorrir. Queria ser pra você um porto seguro, uma lareira em dia frio, um colo macio pra deitar. Quero te ver como uma flor, desabrochar.

Mas as flores precisam ser regadas.

E eu descobri, minha pequena, que a água usada para nos regar são as lágrimas. Somente a dor nos faz crescer mais fortes. Entende? Não te quero triste, mas quero que você desabroche, que seja sensível, que goste de ouvir boa música e de livros, que tenha o toque de amor necessário para enxergar o mundo com a alma transpassada pela beleza sublime das delicadezas simples. Por isso o personagem tem que morrer no fim, é preciso se eternizar, é preciso que as lágrimas rolem pelo teu rosto e teu coração dê aquele aperto. Vai doer, eu sei. Eu te disse que ter sentimentos era difícil, e você é tão cheia deles… Mas as tuas lágrimas vão te fazer desabrochar. Uma pequena e bela flor, menina.

E é exatamente esse teu jeito que me encanta. Essa tua delicadeza, esse teu jeito bobo e bonito de me dizer que não gostou do final do livro porque o personagem morre. Esse teu gosto de ouvir as minhas músicas e sorrir com os olhos brilhando e apertados do jeito que só você sabe fazer.

É esse jeito teu, pequena, que faz quase parar por breves instantes esse coração meu.

Pedro Araújo

Deixe um comentário

